Paraibano

Futebol

Mais Esportes

/ / / Por patrocínio, Lucena muda de cidade e até de nome para disputar 2ª Divisão da PB


Lucena surgiu em 2008 com uma proposta de ser diferente no futebol paraibano. Logo em sua primeira aventura no futebol profissional, em 2014, conquistou o título da 2ª Divisão e, no ano seguinte, já estava disputando a elite. Mas a fama de clube emergente parou por aí. Sem conseguir jogar em sua cidade, que não tem estádio, o Tubarão fincou sede em Campina Grande e depois João Pessoa.

Em busca de patrocínio, aceitou ser um clube itinerante. Negociou com algumas cidades e foi parar em Cruz do Espírito Santo - mesmo que ainda não tenha certeza que vai jogar por lá, já que o estádio municipal ainda não foi liberado. Mas conseguiu chamar a atenção da mídia por outros motivos.

A começar pelo nome. Por sugestão do grupo que patrocina o clube - uma importante cachaçaria da região - aceitou abolir o Lucena e adotou o São Paulo-PB. É uma espécie de novo clube, com uniforme e escudos diferentes. Na prática, o Lucena morreu e deu origem a um sucessor.

Para a Federação Paraibana de Futebol (FPF), tudo foi feito dentro da lei.
Via assessoria, a entidade se pronunciou e lembrou que outras ações do time foram feitas país afora, citando o exemplo recente do Audax, que pegou toda a estrutura do Osasco. Antes dele, o Grêmio Barueri mudou duas vezes de nome por causa de patrocínio - jogo como Prudente no Brasileiro da Série A e como Americana na Série B.

“ O Lucena virou São Paulo. Demos entrada em toda a documentação necessária. Temos tudo novo. E queremos jogar em nossa cidade. Para isso, já solicitamos a vistoria do Estádio Carneirão, que será a nossa casa na segunda divisão - explicou o vice-presidente Ironildo Franco da Silva.”

A última competição oficial do Lucena é o Campeonato Paraibano Sub-19, que dá ao campeão uma vaga na Copa São Paulo de Juniores. No entanto, se o clube se classificar, já jogará a torneio em janeiro de 2018 com o novo nome - está na semifinal e vai enfrentar o Internacional-PB de olho na grande decisão.

- Só estamos disputando o Sub-19 com o nome de Lucena porque a documentação ainda não havia sido oficializada pela FPF. De agora em diante, todas as competições o clube vai aparecer como São Paulo-PB.


O São Paulo-PB está no Grupo do Litoral do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão, e terá como adversários na primeira fase Desportiva-PB, Miramar e Spartax.

FONTE: GE/PB.

«
Próximo

Postagem mais recente

»
Anterior

Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

Deixe seu comentário

Veja Também